História e Missão

História e Missão 2017-05-19T18:23:32+00:00

Em 1956, Lisboa recebeu a primeira edição das  “The Tall Ships Races”, acolhida pelo fundador da Aporvela, Eng. Luis Guimarães Lobato. Esta primeira edição foi organizada com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela, pois a chegada do motor de propulsão a vapor levou ao seu desaparecimento. Os conflitos da Primeira e Segunda Grandes Guerras Mundiais trouxeram grandes danos para estas embarcações – ficavam paradas ou reduzidas a objecto de compensação das guerras. Desta forma, amantes da vela perspectivaram nestas regatas a oportunidade de renascer as suas tradições, permitindo às gerações vindouras a oportunidade de desenvolverem as suas capacidades através de treino de mar em grandes veleiros.

Em 1954, o Embaixador de Portugal em Londres – Dr. Pedro Theotónio Pereira – e um Advogado Inglês Londrino – Bernard Morgan – incitaram a realização de uma regata que reunisse os grandes veleiros ainda existentes. Com o apoio de outras entidades e personalidades prestigiosas no mundo náutico, foi fundada a primeira comissão organizadora que, em 1956, concretizou a 1ª regata em Torbay, sul de Inglaterra, e em Lisboa, com a participação de 12 grandes veleiros –  Moyana (UK), Christian Radich (Noruega), Ruyam (Turquia), Falken (Suécia), Maybe (Holanda), Gladan (Suécia), Flying Clipper (Suécia), Creole (Reino Unido), Sørlandet (Noruega), Georg Stage (Dinamarca), Sagres (Portugal), Mercator (Bélgica) – 8 de dimensões mais reduzidas – Artica II (Itália), Juana (Argentina), Sereine (França), Marabu (Reino Unido), Bellatrix (Portugal), Theodora (Reino Unido), Provident (Reino Unido) e Berenice (Reino Unido).

Devido ao sucesso da regata e à atenção mediática que atraiu, seguiram-se muitas outras edições que se realizam anualmente até aos dias de hoje. A missão mantendo-se sempre a mesma ao longo do tempo: Promover o treino de Vela e Mar junto dos Jovens de todo o mundo.

DSC04547

A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela – foi fundada em 1980 e tem como missão fomentar o treino de mar e de vela, bem como promover a preservação do Património Náutico Nacional. Organiza e realiza, em colaboração com a Sail Training International e com várias Instituições oficiais e privadas nacionais, as grandes regatas de veleiros, em: 1982, Cutty Sark Tall Ships Races; Lisbon Sail 1992, Cutty Sark Tall Ships Races; Colombo 1994, Cutty Sark Tall Ships Races; Prince Henry Memorial 1998, Cutty Sark Tall Ships Races; Vasco da Gama Memorial 2006, 50th Anniversary The Tall Ships Races; The Tall Ships Races Lisboa 2012; e, The Tall Ship Races Lisboa 2016, 60th Anniversary of the Tall Ship Races.

TSHLSB2012_06__31

Estas regatas reuniram em Portugal cerca de 100 grandes veleiros e mais de 3.000 jovens tripulantes oriundos de todas as partes do mundo. Em cada um destes grandes eventos, centenas de milhares de pessoas visitaram as cidades de Lisboa e Porto, extasiados com o encanto que esta frota de Grandes Veleiros trouxe.

A Sail Training International – STI (antes denominada por ISTA), criada em 2002 e da qual a Aporvela é membro fundador, tornou-se uma organização de carácter mundial. Os últimos países a integrarem esta organização foram a Índia, Africa do Sul e Turquia. É a grande organizadora das The Tall Ships Races todos os anos, proporcionando uma aventura repleta de desafios, tanto a nível físico como a nível emocional, fomentando o espírito de equipa entre os participantes e permitindo aos mesmos “embarcarem” numa viagem rumo ao seu auto-conhecimento e ao intercâmbio de experiências culturais.

Se queres embarcar numa aventura como esta, não hesites em contactar-nos!