Embarca nesta aventura

Embarca nesta aventura 2017-05-19T18:23:30+00:00

As The Tall Ships Races são viagens que mudam vidas para sempre. 

Todos os anos, a Aporvela embarca jovens portugueses a partir dos 15 anos a bordo dos Grandes Veleiros que participam nas The Tall Ships Races. Uma experiência de Treino de Mar única para toda a vida. Terás a oportunidade de embarcar num Grande Veleiro, e fazer parte duma tripulação unida pela sua vontade de velejar até portos distantes por toda a Europa.

Não precisas de ter experiência para poder embarcar. Se és capaz de enfrentar desafios, se queres conhecer outros países, viver uma aventura e fazer amigos de todos os cantos do mundo, então chegou a tua vez!

Consulta em baixo a Lista de Navios inscritos e a Ficha de Inscrição para a The Tall Ships Races 2016.

APORVELA JOVEM

O treino de mar a bordo dos Grandes Veleiros, proporciona a aprendizagem da arte da marinharia e navegação, valoriza a importância do trabalho de equipa, e permite sobretudo, que as pessoas se conheçam a si próprias e que descubram as suas forças e talentos escondidos.

Durante o tempo a bordo, o tripulante participa em todas as actividades que tornam possível a navegação do barco. Desde a ajuda nos trabalhos de manutenção, subir ao mastro, ajudar a içar as velas, ou até mesmo à responsabilidade de assumir o comando do leme numa noite de céu estrelado.

Sail Bruges 2002 200

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Numa viagem não há dia ou noite, o barco segue caminho dia após dia, e a tripulação organizada em turnos, chamados de “quartos”, trabalha incansavelmente para fazer o barco chegar a bom porto.

E é naqueles momentos especiais em que pode ouvir-se o vento nas velas, ou ver o sol nascer no horizonte longínquo do Mar, que se agradece por fazer parte duma experiência tão única e maravilhosa.

Ao chegar ninguém tem dúvidas de que foi uma viagem inesquecível, e da qual se sente
um enorme orgulho de ter feito parte.
A viagem pode ter chegado ao fim, mas as histórias e a aprendizagem,
essas, ficam para o resto da vida!

Embarca na Maior Aventura dos 7 Mares

The Tall Ships Races 2016

Consulta já a Lista de Navios Inscritos para a The Tall Ships Races 2016
e encontra a tua aventura!

Continua a visitar-nos para te manteres actualizado quanto à Lista de Navios inscritos para a The Tall Ships Races 2016.

Perguntas mais frequentes:

Condições essenciais:
Idade mínima no dia de embarque: 15 anos.

O programa de embarques na The Tall Ships Races 2016 destina-se a possibilitar o treino de vela e experiências de mar, sobretudo a jovens.
Trata-se de um programa aberto a todas as pessoas, independentemente da idade (desde que maiores de 15 anos) ou condição física, não sendo necessária qualquer experiência para embarcar.
Não obstante, segundo as regras da Sail Training International para as regatas The Tall Ships Races, pelo menos 50% dos tripulantes de cada veleiro têm de ter idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.

O processo de inscrição pode ser realizado por email para geral@aporvela.pt ou, presencialmente, nas nossas instalações. O preço de embarque dependerá da etapa e do navio escolhido. Confere a Ficha de Inscrição e Condições Gerais. Para mais informações contacta-nos e encontra a tua aventura!
APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela
Travessa do Conde da Ponte nº 8
1300-141 Lisboa
Tel: 00 351 21 887 68 54
Fax: 00 351 21 887 38 85

Os valores de cada navio, por etapa, incluem a estadia, a alimentação diária e o treino de mar a bordo.
A bordo e em terra os jovens serão sempre acompanhados por responsáveis da Aporvela. A bordo seguem mentores do programa, ajudam os Jovens nas suas actividades interculturais a bordo, garantem a sua segurança, acompanham durante as visitas aos portos e dão apoio no caso de doença.
As viagens de ida até ao porto de embarque e de regresso até Lisboa são providenciadas pela Aporvela, mediante contratação de Autocarros ou ajuda na marcação de voos.

DOCUMENTAÇÃO
Passaporte Válido ou Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão Válido

VESTUÁRIO / ACESSÓRIOS
O vestuário deve ser variado para os vários contextos climatéricos
Peças leves e peças mais quentes para a noite e condições climatéricas mais adversas. A bordo é provável que fique bastante frio, especialmente à noite! É essencial levar roupa quente: sweat-shirts, polares, gorro, cachecol, etc.
A roupa deve ser confortável e sujeita a sujar-se/estragar-se
Impermeável e Calças Impermeáveis para protecção da chuva, para te manteres seco/a e confortável
Roupa interior, Meias e Pijama
Toalhas – de banho e de praia
Fato de Banho, bikini, calções de banho
Chapéu ou Boné e Gorro
Higiene Pessoal – escova e pasta de dentes, toalhitas, champô, gel de banho, etc
Luvas para vela ou jardinagem
Saco-Cama e fronha para almofada.

CALÇADO
Calçado à prova de água – a sola deve ter alguma aderência para prevenir quedas, caso o solo esteja escorregadio
Sapatos confortáveis rasos e com alguma aderência nas solas
Chinelos para usarem no duche, ou em Terra

OUTROS ITENS (Não menos importante…)
Máquina Fotográfica – essencial! De preferência com memória considerável para captar todos os bons momentos
Óculos de Sol
Protector Solar
Baton contra o cieiro
Doces, bolachas, biscoitos
Comprimidos para o enjoo

MALAS
Uma mochila de campismo ou um saco desportivo são os mais aconselháveis

O treino de mar a bordo dos Grandes Veleiros, proporciona a aprendizagem da arte da marinharia e navegação, valoriza a importância do trabalho de equipa, e permite sobretudo, que as pessoas se conheçam a si próprias e que descubram as suas forças e talentos escondidos. Ser capaz de enfrentar desafios exigentes, quer físicos quer emocionais, conhecer outros países, viver uma aventura e fazer amigos de todos os cantos do mundo.
O programa de embarque da Aporvela proporciona o embarque de Jovens em Grandes Veleiros que promovem viagens de intercâmbio cultural, juntando a bordo Jovens de diferentes nacionalidades oriundos de vários países Europeus.
As actividades oferecidas durante o tempo de embarque são de grande valor educativo, social e cultural.

Durante o tempo a bordo os participantes tornam-se parte activa da tripulação, e juntamente com todos os membros da tripulação permanente, participam em todas as actividades, velejando juntos. Os novos tripulantes são divididos pelos turnos, chamados de “quartos”, e são responsáveis, durante os seus quartos, de participar em todas as tarefas e actividades inerentes ao bom funcionamento e velejar do Navio. Desde o manejamento das velas, aos aspectos ligados à navegação, manutenção, limpezas e refeições.
Os quartos são organizados com Jovens de diferentes nacionalidades de forma a maximizar o intercâmbio e o diálogo intercultural. Em cada dia são também organizadas, além das actividades relacionadas com o treino de mar, outras actividades potenciadoras de trocas de conhecimentos, experiências e culturas.
A bordo, os menores estão expressamente proibidos de consumir bebidas alcoólicas. A Aporvela pode declarar a expressa proibição de consumo de bebidas alcoólicas por parte de todos os instruendos. O consumo de drogas é expressamente proibido.
Todos os participantes têm direito a 3 refeições diárias.

EM TERRA
À chegada aos portos, os barcos são recebidos por milhares de espectadores num enorme clima de festa. Durante estas estadias os barcos são abertos ao público, que pode assim fazer também parte dum acontecimento inesquecível e repleto de tradição.
Durante a estadia em porto, os Jovens organizam actividades e eventos que lhes permita convidar pessoas a conhecer a vida a bordo e aprenderem uns com os outros.
Aqui as actividades concentram-se em programas de valor histórico e sociocultural, que promovem um maior envolvimento e ligação entre todos os participantes, e também com a comunidade. Também no âmbito do Mar estão contempladas visitas de cariz histórico e marítimo, como a visita a Museus Marinhos, Escolas Náuticas ou Estaleiros Navais.

Antuérpia, Bélgica // Quinta-feira 7 – Domingo 10 de julho
1ª Etapa
Lisboa, Portugal // Sexta-feira 22 – Segunda-feira 25 de julho
2ª Etapa
Cadiz, Espanha // Quinta-feira 28 – Domingo 31 de julho
3ª Etapa / Cruise in Company
A Coruna, Espanha // Quinta-feira 11 – Domingo 14 de agosto

Outras FAQs:

A segurança a bordo é sempre uma prioridade. Toda a tripulação está treinada e equipada para cumprir com o máximo rigor todas as questões relacionadas com a segurança e bem-estar de todos e do barco. Aos participantes é dada formação intensiva sobre procedimentos de segurança e emergência, já que estes são tidos como membros activos da tripulação e não apenas meros visitantes.

Além da tripulação permanente há também a bordo mentores do programa, que ajudam os Jovens nas suas actividades interculturais a bordo, garantem a sua segurança, acompanham durante as visitas aos portos e dão apoio no caso de doença.

Estão disponíveis regimes de bolsas para jovens com idades de 15-25 anos, com destaque para aqueles financeiramente desfavorecidos ou com deficiência física. Assim, com o apoio das entidades responsáveis pelo programa, é possibilitada aos Jovens mais carenciados uma participação no programa de embarques, dando-lhes a oportunidade de terem contacto com outras culturas e pessoas de diferentes países da Europa.

Num estudo conduzido pela Universidade de Edimburgo, ficaram demonstrados os inúmeros benefícios inerentes ao treino de mar.
Os Jovens tripulantes que embarcam nos Grandes Veleiros desenvolvem competências sociais, aprendendo a trabalhar em equipa e num ambiente culturalmente diversificado.
Há crescimento a nível pessoal, que implica a descoberta de si próprio, superando desafios e enfrentando medos. O estudo conclui que a experiência de mar traz benefícios também a longo prazo. O crescimento e aprendizagem perduram muito além do tempo da experiência vivida a bordo, com a vantagem de poderem ser aplicados em situações de variada natureza para o resto da vida.

“Foi uma experiência inesquecível, onde pude conhecer pessoas de outros países e de todas as idades, fazer amigos para toda a vida.”

“Aprendemos que somos muito mais fortes do que pensamos.”

Testemunhos de Jovens que já embarcaram através da Aporvela em anteriores edições das Tall Ships Races.

Intercambio